FAQ

Reunimos algumas perguntas e respostas frequentes para esclarecer sobre vários temas referentes às nossas atividades.

Caso não encontre a resposta para sua pergunta, basta adicionar uma nova questão no campo "dúvida". Logo retornaremos seu contato.

enade

 

1. Quais os cursos participarão do ENADE em 2015?

Conforme a Portaria Normativa nº. 3, de 06 de março de 2015, serão avaliados pelo ENADE 2015 os cursos que conferem diploma de:
- bacharel em: Administração;Administração Pública;Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Teologia e Turismo.
- tecnólogo em: Comércio Exterior; Design de Interiores; Design de Moda; Design Gráfico; Gastronomia; Gestão Comercial; Gestão da Qualidade; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Gestão Pública; Logística; Marketing e Processos Gerenciais.

2. Quando será realizado o ENADE 2015?
A prova será aplicada no dia 22 de novembro de 2015, com início às 13 horas (horário de Brasília). Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo INEP, às 12h15min (horário de Brasília) do dia 22 de novembro de 2015, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento de identificação (com fotografia).

3. Quais os estudantes habilitados a participar do ENADE?
Estão habilitados a participar do ENADE os estudantes de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados. Sendo:

Ingressantes: estudantes que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2015 e que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período de inscrição na prova.
Concluintes: estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2016, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período de inscrição na prova.

4. O estudante inscrito deve comparecer à prova?
Sim. A participação do estudante selecionado no ENADE é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela IES. Em 2015, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 22/11/2015.

5. Qual a situação do estudante inscrito que não realizou a prova?
O estudante inscrito que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma, enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o ENADE é componente curricular obrigatório).

6. Como o estudante inscrito, que não realizar a prova, poderá regularizar sua situação junto ao ENADE?
Justificando a ausência ao INEP e sendo esta aceita ou participando da próxima edição do ENADE. O procedimento para envio da justificativa será divulgado pelo INEP após a realização do exame.

7. No caso de ausência e envio de justificativa o estudante está dispensado e com situação regularizada?
Não. O estudante somente será dispensado se o INEP aceitar a justificativa para a ausência, caso contrário o estudante fica em situação irregular e deverá ser inscrito na próxima edição do ENADE.

8. Quando é divulgada a dispensa obtida pelo envio de justificativa?
Normalmente, a divulgação da primeira Portaria com estas dispensas, publicada em Diário Oficial, ocorre 2 meses após a prova.

9. Quais as provas que o estudante irregular fará, se seu curso não está em avaliação neste ano?
Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular inscritos nos termos do art. 8º, § 1º da Portaria Normativa nº. 3/2015, serão dispensados da prova a ser aplicada em 2015 e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório específico a ser emitido pelo INEP.

10. O estudante pode ter mais de uma irregularidade em relação ao ENADE?
Sim. Toda vez que, o estudante for inscrito em categorias diferentes (ingressante e concluinte) e não comparecer, cria-se uma irregularidade. Então, por exemplo, se o estudante foi inscrito como ingressante e não compareceu e também não foi dispensado, ele cria uma irregularidade em relação ao ENADE. Se este estudante não regularizou a sua situação e, no futuro, é selecionado e inscrito com concluinte, e da mesma forma não comparece e não obtém dispensa, então ele cria a segunda pendência em relação ao ENADE.

11. O estudante que tem uma irregularidade como ingressante e for inscrito como concluinte, regulariza a situação se realizar a prova como concluinte?
Não. Ele deve ser inscrito no ENADE duas vezes, em edições diferentes para regularizar a situação.

12. Se o estudante troca de IES, a irregularidade desaparece?
Não. A irregularidade é do estudante, que deve ser inscrito no ENADE pela IES a que está vinculado no momento das inscrições para o ENADE.

13. Como deve proceder o estudante inscrito em mais de um curso (alunos matriculados em dois cursos de forma concomitante e que atendam ao critério de inscrição em ambos)?
O estudante habilitado ao ENADE 2015, que for inscrito em mais de um curso, deverá optar por uma das provas e comparecer ao local determinado. A confirmação de presença e participação em uma das provas, na ata de presença publicada pelo INEP, o dispensa da outra prova e sua situação fica regular em ambos.

14. Onde irá realizar a prova o estudante que tem o endereço no Interior?
O estudante selecionado fará a prova do ENADE 2015 no município de funcionamento da sede do curso, conforme consta no cadastro da IES.

15. Quando receberei a informação sobre o local de prova e impressão do cartão de informação do estudante?
A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante.

16. Qual a importância de responder o Questionário do Estudante?
O questionário faz parte da nota do Conceito Preliminar do Curso e seu preenchimento é obrigatório. O não preenchimento implicará situação de irregularidade junto ao ENADE 2015. É importante preencher cuidadosamente, selecionando a alternativa que corresponde ao que o estudante pensa. Evitar alternativas “sem informação”. Diante de dúvidas, procure o coordenador ou professores do curso.

17. Qual o período para preenchimento do questionário do estudante para o ENADE 2015?
O período de preenchimento é de 21 de outubro a 22 de novembro de 2015, exclusivamente por meio de endereço eletrônico http://www.inep.gov.br.

18. Como acesso o questionário do estudante?
O acesso ao questionário do estudante é pela página do INEP:http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/.

19. Quem já fez ENADE em outro curso, deverá fazer novamente?
Sim. Uma vez que o aluno preenche os requisitos de ingressante ou concluinte será inscrito e deverá participar do ENADE.

20. Quais são as implicações para a situação acadêmica dos ausentes que não tiveram suas justificativas aceitas?
O estudante fica impedido de colar grau até regularizar a sua situação junto ao ENADE.

21. O estudante que não comparecer será automaticamente escrito pela IES na próxima edição do ENADE?
Os estudantes, ausentes em 2015, que não tiverem aceitas as suas justificativas, serão reinscritos automaticamente pela IES em 2016 com o status de “estudante irregular”, para que possam assim, regularizar a sua situação junto ao INEP/MEC.

22. Como o estudante acessa o Boletim de Desempenho Individual?
O aluno que faz o ENADE tem acesso ao Boletim de Desempenho Individual, disponibilizado no site do Inep após a divulgação dos resultados do exame, a cada ano. O resultado não é enviado para a residência do aluno, portanto fique atento ao site do INEP.

23. Onde encontrar mais informações sobre o ENADE?
No site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) você encontra todos os dados referentes às avaliações do Sistema Educacional Brasileiro.


Seja o primeiro a curtir

A graduação é a etapa da formação acadêmica pela qual um estudante deve passar para receber sua primeira diplomação na educação superior, ou seja, o primeiro nível oferecido por instituições deste segmento.

A Licenciatura

A licenciatura ensina, além das disciplinas inerentes ao curso escolhido, técnicas que tornarão o aluno apto a transmitir o aprendizado, transformando-o em um professor.

O Bacharelado

O bacharelado proporciona a formação voltada para o mercado de trabalho, tornando os interessados aptos ao desenvolvimento de uma atividade em determinada área de atuação.

Os Tecnólogos

A graduação tecnológica tem como característica o foco nas habilidades e competências requeridas pelo mercado de trabalho e no saber fazer, pensar e inovar; conquistando cada vez mais espaço no mundo empresarial.

Os Sequenciais

Os cursos sequenciais são considerados uma modalidade de curso superior em que os alunos podem, após concluírem o ensino médio, obter uma qualificação superior, ampliando seus conhecimentos em um dado campo do saber, sem a necessidade de ingressar em um curso de graduação.


1 pessoas curtiram essa questão.

A Pós-Graduação é a formação realizada após o término do curso de graduação. Apenas ao profissional que possui o diploma de conclusão de graduação é permitido o ingresso em qualquer programa educacional para Pós-Graduação.

Lato sensu

Considerados como cursos de especialização e MBA, são mais direcionados à atuação profissional e atualização dos graduados no nível superior: tecnólogos, licenciados ou bacharéis. Têm carga horária mínima de 360 horas.


3 pessoas curtiram essa questão.

Enviado pelo visitante


Seja o primeiro a curtir


Necessário estar logado para enviar uma questão.